Carregando...
 

Vida leve e saudável

Kefir: O famoso desconhecido


34353 Visitas
Publicado por RoxWolf em 12/09/2012

Você deve estar se perguntando a cada receita que vê neste site, o que é kefir? O que é??? Pois bem... Esta postagem foi feita para você que não sabe (ou pensa que não sabe) o que é esta preciosidade milenar.

Kefir é uma bebida fermentada produzida por lactobacilos e leveduras que são cultivados no leite. Há também o de água, mas como nossas receitas estão sendo preparadas com o kefir de leite, vamos abordar apenas este assunto.

Já perguntei à algumas pessoas se elas conheciam o kefir, e a maioria negou. Em seguida, quando perguntei se elas já conheciam o "bichinho de iogurte", muitas disseram que já tiveram o kefir em casa, mas não o conheciam por este nome.

A muito tempo atrás, na minha adolescência, minha mãe recebeu este tal "bichinho de iogurte" de uma vizinha, outros também receberam e foi desse modo que o kefir se espalhou por todo o bairro onde eu morava. Entretanto, ninguém sabia o nome daquele dito "bichinho", apenas que ele fazia iogurte e de graça! Veja que maravilha! Além disso, se proliferava espantosamente! Que de um certo modo, acabou se tornando um problema, ao ponto de minha família não dar conta de consumir toda a bebida produzida. Até que chegou o dia em que nos livramos dele impiedosamente! Que dó que me deu! Assim como muitas pessoas ali, também o fizeram.

Muito tempo depois, fui descobrir através da internet, o que era aquilo que a gente chamava de "bichinho de iogurte", o famoso desconhecido kefir! Até hoje eu me pergunto: Como nós jovens daquela época, conseguíamos sobreviver sem a internet e sem o Google? Como??? Bem, voltando ao kefir...

O kefir é chamado também de Super Alimento, possuindo 37 microrganismos que atuam de maneira benéfica no corpo humano, em especial no sistema digestivo. Sim! A bebida fermentada chamada kefir é uma coisa viva!

AI QUE MEDO!

Mas não se preocupe! Esses microrganismos "ainda" não tem o poder de possuir nosso corpo, caso seja ingerido com regularidade. Muito pelo contrário! O kefir ingerido diariamente pode alimentar pois é muito nutritivo, e também ajuda a prevenir diversas enfermidades, apesar de não ser considerado um remédio. E por que? Isso porque os microrganismos benéficos do kefir atacam e devoram os microrganismos maléficos que há em nosso corpo. Simples assim!

Há literalmente, uma simbiose entre kefir e cultivador, relação de sentimento onde um cuida do outro! O cultivador alimenta com carinho o seu kefir, e ele em troca, o presenteia com a bebida "sagrada". Um cuidando do outro, em simbiose plena!

Rosângela Bittencourt Wolf

Foto: Roni Wolf

dicaSaiba mais sobre o Kefir

Ficha Técnica - Kefir

Como cuidar do Kefir

Lista de receitas com Kefir

Kefir na midia


Como adquirir ou doar grãos de kefir:
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br(external link) (Blog - Lista de doadores no Brasil e Portugal)
http://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico(external link) (Facebook - Perfil do blog KEFIR Alimento Probiótico)
fazendo_kefir-subscribe em yahoogrupos.com.br (Yahoo Grupos - Lista de doadores)
Pedido de doação no site Roxwolf

Ads by Google

Parceiros